quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

PROJETO CARNAVAL: NO BALANCÊ DAS AULAS.



PROJETO CARNAVAL: NO BALANCÊ DAS AULAS


Profª DANIELE DE MOURA OLIVEIRA


CAICÓ/RN
2009




APRESENTAÇÃO

O Projeto Carnaval: No balancê das aulas, foi realizado no Colégio Diocesano Seridoense, atendendo alunos da Educação Infantil, com idades de 5 a 6 anos durante o ano de dois mil e nove.
Neste projeto iremos encontrar questão que leva-nos a refletir com relação ao pensamento infantil com relação a seus conhecimentos sobre o carnaval. Como levar a criança a está presente desde o primeiro instante com relação a sua participação nas atividades propostas ao longo do projeto. Em que poderão ser encontradas tais questionamentos quando fazemos o levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema proposto, no que estão interessados em estudar e no momento em que relatam sobre o que aprenderam com o mesmo.
Seremos capazes de viajar juntamente com essas crianças em suas produções individuais e coletivas, desde uma simples confecção de máscaras ou cantarolar marchinhas revivendo antigos carnavais. Procurando revitalizar cada vez mais a cultura e diversidade do povo brasileiro e, certamente, os antigos carnavais quase esquecidos.
Iremos aqui compartilhar as vontades, desejos que os pequenos têm em descobrir as coisas como: o de construir uma burrinha, fazer máscaras... Compartilhar o desejo de se fantasiar e viver aquele personagem intensamente. Descobrir outras fantasias e músicas que deram vida a antigos carnavais e permanecem até hoje. Sistematizaremos nossos aprendizados e compartilharemos uns com os outros, essa fascinante manifestação popular que é o CARNAVAL. Nos desenhos, relatos, textos informativos, músicas entre outros vivenciados por nós.
Contudo oconjunto de conteúdos aqui está articulado dentro do processo de ensino e aprendizagem e explicitado por intermédio de ações em três eixos norteadores:fazer, ler e contextualizar, conforme propõe o PCN de Arte e o RCNEI.
Para desenvolver esta proposta estaremos trabalhando a pluralidade e diversidade cultural, estimulando a pesquisa de manifestações culturais e artísticas que estão presentes em nosso carnval, e consequentemente respeitando as diferenças e entendendo a sua própria formação.



JUSTIFICATIVA


Com a volta às aulas e já em ritmo de Carnaval, uma vez que, iniciamos ao ano letivo prescindindo o mesmo. Por isso, o nome do nosso primeiro trabalho sistematizado foi “Projeto Carnaval: No balancê das aulas”. Viabilizando um trabalho voltado para crianças e pensando nos seus interesses voltados a música. Sabemos que os ritmos e a musicalidade embalam nossas crianças desde o ventre materno, quando até bem antes de nascer à mamãe canta para sua criança ou a mesma escuta tudo a sua volta. Criança não pode escutar uma melodia que se remexe toda ou tenta interpretá-la. Pensando nisso, procurei unir estas duas coisinhas e compartilhar este pequeno projeto. Uma vez que, as marchinhas que embalavam os antigos carnavais vêm se perdendo com o passar do tempo, onde a “modernidade” abre espaço para as músicas de axé e até para o funk em pleno carnaval. Buscando desta forma valorizar e mais que isso (re)conhecer essas musicas que alegravam nossos avós, bisavós... Deixar ecoar nas vozes dessas crianças que vivenciam o “moderno” sem esquecer-se do passado, pois um povo sem memória é um povo sem história. È por isso que nosso saudoso “Magão” em seu Bloco Ala Ursa do Poço de Sant’Ana, revitaliza até hoje em nossa cidade essas músicas que também fazem a historia do nosso carnaval. Sem falar que serão ótimas fontes de estimulo para o processo de desenvolvimento da leitura e da escrita.
Um projeto desta natureza, também serve de fonte inspiradora para o conhecimento da arte (no que se refere ao apreciar e fazer artístico), bem como trabalhando a pluralidade e diversidade cultural.


OBJETIVOS




- OBJETIVO GERAL:

Os alunos irão refletir através das marchinhas de carnaval sobre: a produção, apreciação e história dos diferentes carnavais, que forma a nossa cultura. Explorando através da linguagem cultural e artística do carnaval, em especial as letras de músicas,ampliando seu repertório textual, estimulando a leitura, desenvolvendo a linguagem oral e escrita.

- OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Os irão (re)conhecer o quanto o carnaval está presente na nossa cidade;
Conhecer o carnaval como uma manifestação artística que se conserva até hoje em nossa cultura;
Perceber algumas diferenças e semelhanças nos carnavais de cidades, regiões;
Os alunos deverão perceber as diferenças das letras de músicas e ritmos dos carnavais de antigamente e fazer comparações;
Desenvolver a leitura e a escrita através das marchinhas de carnaval;
Promover a pesquisa;
Estimular momentos de discussões e reflexões sobre o tema estudado.

A IMAGINAÇÃO VIA LONGE NO PENSAMENTO INFANTIL.


De repente eles inventaram uma caça ao tesouro e transformaram as pedras do parque em pedras preciosas.

enterraram o tesouro e ainda ficaram na torre para visualizar os inimigos que queriam roubá-lo
Dia de por o bloco na rua









É muita brincadeira e aprendizado, viu?!!























Cortando papel para se transformar em confetes. Trabalhando a coordenção motora fina, trabalho em equipe...














Trabalho com jornais....






Leitura de marchinhas de carnaval...dramatização da música O teu cabelo não nega mulata...




Uma música que não saia da cabeça das crianças foi Mascara Negra... de vez por outra pegavam -se a canta´-la. Que bom!! Sinal que o objetivo foi alcançado e que as marchinhas dos antigos carnavais foram plantadas e revitalizadas nas vozes dessas crianças. BEIJOS!!

Nenhum comentário: