domingo, 1 de fevereiro de 2009

OLHAR DIFERENTE, O LER E O ESCREVER


“OLHAR DIFERENTE, O LER E O ESCREVER”



É possível que para “alguns” professores a “nova” concepção com relação à construção do desenvolvimento da leitura e da escrita não seja vista com “bons olhos”. Pois a formação adquirida por esses educadores foi diferente do que se estuda hoje. Buscava-se na concepção tradicional, tida como a forma correta de se ensinar, por isso fica difícil a quebra de mais um paradigma com relação à leitura e a escrita, já que as raízes educacionais são profundas e para muitos é bem mais cômodo permanecer no senso comum. Deve-se deixar bem claro que na concepção de ensino tradicional, nem tudo é jogado fora e, como educador pesquisador que se deve ser, é preciso que se filtre o que existe de melhor para continuar pondo em prática nos dias atuais. Mas muitos de nossos colegas continuam na mesmice não se desarmam para o novo, ou seja, para os novos saberes. Isto me faz lembrar um trecho de uma música em que Elis Regina interpretava: “Pra você que ama o passado e que não vê que o novo sempre vem”.
O tempo não para, as transformações estão ocorrendo de todas as formas e maneiras possíveis: culturais, políticas, econômicas, sociais, tecnológicos... e os professores não podem ficar de fora, somos parte essencial nesse processo de construção dos conhecimentos e um deles é como se aprende a ler e escrever.
Por isso, o professor precisa compreender que a criança passa por vários estágios de aquisição da linguagem oral e escrita, até se chegar à escrita convencional. E que a criança precisa percorrer um longo e doloroso caminho.
Caminho este que se inicia em forma de garatujas, depois desenhos que representam à escrita. E quando a criança já percebe que a escrita representa a fala, usará letras, e este, pode-se considerar um grande (salto) passo para o mundo letrado.
Continuando a percorrer esse caminho, a criança, então, passará a utilizar as letras para denominar as coisas de forma quantitativa, que provavelmente de acordo com as hipóteses que a mesma formulará, chegará à hipótese silábica. Por isso será sempre necessário as intervenções certas do educador.
A hipótese silábica para a criança neste estágio sempre se apresenta ao mesmo tempo falsa e necessária. Para tal o professor deverá está ciente que esta hipótese será um grande salto qualitativo, já que a criança estará fazendo relações entre suas hipóteses anteriores e as formações que a realidade lhe oferece. A criança passará a representar cada letra uma sílaba. Este é um salto qualitativo, salto este que caracteriza a hipótese silábica.
Por isso o professor precisa está “por dentro” desses estágios, processos, caminhos de aquisição da linguagem que a criança percorre para que não diga futuramente e presentemente que está errada a forma com que a criança escreve. Tendo esse conhecimento o professor saberá que esse é um “erro construtivo” da criança, e que a mesma está percorrendo um caminho na direção do conhecimento objetivo.
Fica até mais fácil para o professor que compreende a hipótese com que a criança está trabalhando, pois o mesmo poderá problematizar acirrar e criar condições necessárias para que a criança avance na compreensão do sistema alfabético.
Mas para isso será necessário um “olhar diferente” por parte do professor com relação ao ato de ler e escrever. Olhar de ultrapassar o medo, diante as transformações do mundo e de si próprio.


Daniele de Moura Oliveira
PROFA/2003

Um comentário:

O Carcará disse...

Todos falamos em mudanças. Em como nossa educação básica é frágil. Todavia, poucos percebem que o ensino que se transforma a todo tempo, trazendo consigo novas técnicas que permitem transmiti-lo de forma a esperar dos alunos uma vontade de aprender passiva para mudar a realidade em que vive. A introdução das novas tecnologias e as diversas técnicas e inovações principalmente na área educacional instiga os educandos a terem vontade de aprender.
Parabéns pelos projetos e pelo entusiasmo na prática da educação. bjo