JUSTIFICATIVA
O circo faz parte da nossa cultura e esta arte com o passar dos anos percebe-se que vem sendo esquecida, mas isso deve-se a muitos fatores. O importe é que a escola vem buscar com a realização desse projeto possibilitar
através do lúdico que a arte circense oferece o conhecimento dos educandos das diversas faixas etárias
acima sobre a vida no circo, desenvolvendo dessa forma as diferentes linguagens
e conhecimentos conforme a Proposta Política Pedagógica da instituição.
Portanto, o referido projeto é de
suma importância para o desenvolvimento intelectual e social dos alunos e de
como a metodologia centrada na arte-educação pode ajudar no aprendizado das
crianças, ligando a grade curricular às práticas lúdicas.
CONTEÚDOS TRABALHADOS
- PORTUGUÊS: Poemas, músicas, confecção
de filipetas e ingressos, textos informativos, piadas, autoditado, leituras compartilhadas,
listas , convites, cartazes, estudar
a linguagem circense, criar a chula da turma...
-HISTÓRIA
E GEOGRAFIA: As
famílias circenses; A moradia no circo; A escola das crianças do circo.
-
DEBATE: Quais
a vantagens e desvantagens de se viver em um circo?
- ARTE: Músicas,pinturas, desenhos,
dobraduras, fantoches, confecção de cenários, figurinos...
-
TEATRO E DANÇA:
Ensaios das apresentações do espetáculo - cada aluno encarna um personagem do
circo procura executá-lo da melhor forma possível
- MATEMÁTICA:
As formas geométricas presentes no circo; O tempo – hora do espetáculo, data e
ano; Adição – somar a quantidade de alunos das turmas da tarde para distribuir
as filipetas; Resolução de problemas, Sistema monetário brasileiro...
- AVALIAÇÃO
A
avaliação será feita através de registros (escrito e fotográfico) por parte da
professora frente às atividades tanto individual quanto coletiva no decorrer do
desenvolvimento do projeto. Será observado por parte da professora à
criatividade e o conhecimento alcançado, o senso crítico e a organização dos
materiais pelos alunos durante as atividades propostas em sala de aula.
CULMINÂNCIA - Dia 31 de Março as crianças participarão de um espetáculo desenvolvido pelas professoras e os próprios educandos com apresentações artísticas-culturais em que a arte do circo fosse vitalizada. Em que se propunham a montar apresentações de acordo com o tema, envolvendo música, teatro, dança... .Montar um painel com as atividades realizadas em sala, durante o
desenvolvimento do projeto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário