quarta-feira, 30 de maio de 2012

PROJETO CIRCO 2012



 JUSTIFICATIVA 


         O circo faz parte da nossa cultura e esta arte com o passar dos anos percebe-se que vem sendo esquecida, mas isso deve-se a muitos fatores. O importe é que a escola vem buscar com a realização desse projeto possibilitar através do lúdico que a arte circense oferece  o conhecimento dos educandos das diversas faixas etárias acima sobre a vida no circo, desenvolvendo dessa forma as diferentes linguagens e conhecimentos conforme a Proposta Política Pedagógica da instituição.
     Portanto, o referido projeto é de suma importância para o desenvolvimento intelectual e social dos alunos e de como a metodologia centrada na arte-educação pode ajudar no aprendizado das crianças, ligando a grade curricular às práticas lúdicas.


CONTEÚDOS TRABALHADOS

- PORTUGUÊS: Poemas, músicas, confecção de filipetas e ingressos, textos informativos, piadas, autoditado, leituras compartilhadas, listas , convites, cartazes, estudar a linguagem circense, criar a chula da turma...

-HISTÓRIA E GEOGRAFIA: As famílias circenses; A moradia no circo; A escola das crianças do circo.

- DEBATE: Quais a vantagens e desvantagens de se viver em um circo?

- ARTE: Músicas,pinturas, desenhos, dobraduras, fantoches, confecção de cenários, figurinos...

- TEATRO E DANÇA: Ensaios das apresentações do espetáculo - cada aluno encarna um personagem do circo procura executá-lo da melhor forma possível

- MATEMÁTICA: As formas geométricas presentes no circo; O tempo – hora do espetáculo, data e ano; Adição – somar a quantidade de alunos das turmas da tarde para distribuir as filipetas; Resolução de problemas, Sistema monetário brasileiro...

- AVALIAÇÃO
        A avaliação será feita através de registros (escrito e fotográfico) por parte da professora frente às atividades tanto individual quanto coletiva no decorrer do desenvolvimento do projeto. Será observado por parte da professora à criatividade e o conhecimento alcançado, o senso crítico e a organização dos materiais pelos alunos durante as atividades propostas em sala de aula.
                                         
CULMINÂNCIA - Dia 31 de Março as crianças participarão de um espetáculo desenvolvido pelas professoras e os próprios educandos com apresentações artísticas-culturais em que a arte do circo fosse  vitalizada. Em que se propunham a montar apresentações de acordo com o tema, envolvendo música, teatro, dança...       .Montar um painel com as atividades realizadas em sala, durante o desenvolvimento do projeto. 


 

Nenhum comentário: