quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS: É tempo de ser criança!

Projeto realizado com alunos do 2° ano da E.M.Cel. Paulino Barcelos - 2010.2



Os brinquedos e brincadeiras fazem parte do nosso contexto histórico e cultural. Os brinquedos e as brincadeiras vivenciadas ao longo do tempo contam nossa história e como era a sociedade em cada época. Ao estudarmos este projeto podemos fazer comparações entre o passado e o presente dos brinquedos e brincadeiras de ontem e de hoje.

As crianças leram textos relacionados ao tema e tiveram como complemento as atividades contidas em seus livros paradidáticos de português, história, geografia e matemática, em que foram aproveitados os conteúdos relacionados ao projetos

.

Os próprios livros do 2° Ano tratavam assuntos sobre os brinquedos e brincadeiras infantis ao longo da história. Foram feitas pesquisas, confecções de alguns brinquedos e execução de algumas brincadeiras.

Para compreendermos um pouco o quanto é importe um projeto desta natureza, descreverei aqui algumas áreas do conhecimento contempladas neste projeto :

· Língua Portuguesa: Leitura de textos individuais e coletivos sobre o tema: informativo, instruções,poemas, músicas,historinhas...; Listas dos brinquedos e brincadeiras da turma; Cruzadinhas; Produção textual, convite, consulta em dicionários, cantigas de roda ..

.

· Matemática— Confecção de leitura de gráfico relacionados a preferência de brinquedos da turma; contagem dos brinquedos confeccionados; Classificação; Adição e subtração; Formas geométricas (pipa, cata-vento,bola de meia)...

· Ciências — Estudamos alguns elementos da natureza, por exemplo, o Ar, em que foi confeccionado um cata-vento ; Os materiais necessários para confecção de alguns brinquedos que são encontrados na natureza e transformados pelo homem como: plástico, ferro, aço, barro, madeira, tecido... Que dependendo da época apenas alguns desses materiais eram utilizados nas confecções de brinquedos. (ex: boneca de pano, pião,peteca...);

· História e Geografia — Estudaram os brinquedos e brincadeiras de antigamente e fizeram a relação com os de hoje, comparando o que ainda permanece; Entrevista com uma pessoa mais velha relatando como foi a sua infância e quais os brinquedos as brincadeiras de sua época, Relação de alguns brinquedos e brincadeiras de acordo com o lugar, pais, cidade ou região; Trabalhamos moradia e aproveitamos para montar um maquete com os cômodos da casa e alguns moveis, montando assim, a famosa casinha de boneca sonha por muitas meninas; Através das confecções dos brinquedos pode-se trabalhar a conscientização e preservação do meio ambiente , uma vez que, os materiais utilizados foram caixas de papelão, garrafas pet,meias usadas, cabos de vassouras, jornais velhos, latas entre outros;

· Arte — Pintura dos brinquedos confeccionados e produção; Dramatização e recitação do poema “A boneca” de Olavo Bilac; Dança: Coreografia da música Emilia , a boneca gente (meninas) e Danças das Caveiras (meninos); Artes visuais: Telas do artista Ivan Cruz que retratam brincadeiras infantis,em sua rua quando era criança; Releitura do quadro “ O Quarto de Van Gogh em Arles, 1889”, famoso artista impressionista.

Segundo Walter Benjamin, a ato de brincar é primeira forma de cultura . É através do brincar que a criança vê e constrói o mundo.É brincando que a criança aprende que,quando se perde no jogo, o mundo não se acaba.

É no brincar que fazemos as nossas relações sociais e aprendemos a lidar com as regras estabelecidas em sociedade. Nas brincadeiras as crianças puderam perceber que as regras são necessárias e precisam ser seguidas se não o prazer em brincar não teria sentido. E que para vivermos em sociedade, também precisamos seguir regras, seja na escola ou fora dela.




Nenhum comentário: