quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

AULA DE VÍDEO : O MENINO DO PIJAMA LISTRADO




Estamos próximos de terminar o ano letivo e o que apenas nos restará, serão as lembranças do ano que passamos juntos e das amizades que foram construídas. Mas, qual será o sentido de amizade que realmente ficam nestas crianças? Será que percebi me
u colega deste ano como realmente ele é? Ou será que um ano não é o suficiente? As indiferenças falaram mais alto?
Desenho: Dávila Katleen

Neste sentido, com o objetivo de sensibilizar a turma, trouxe para que assistissem ao filme O MENINO DO PIJAMA LISTRADO, e refletisse sobre qual o significado e o sentido de se ter e serem amigos mesmo nos dias atuais. Se perguntarem : Quem é meu amigo hoje? Sou amigo de alguém?
Desenho: Pedro Henrique

Vejam a sinopse do filme:

" Alemanha, 2ª Guerra Mundial. Bruno (Asa Butterfield), de 8 anos, é filho de um oficial nazista que assume um cargo em um campo de concentração. Isto faz com que sua família deixe Berlim e se mude para uma área desolada, onde não há muito o que fazer para uma criança de sua idade. Ao explorar o local ele conhece Shmuel (Jack Scanlon), um garoto aproximadamente de sua idade que sempre está com um pijama listrado e do outro lado de uma cerca eletrificada. Bruno passa a visitá-lo frequentemente, surgindo entre eles uma amizade.

A pureza e a ingenuidade nas atitudes de Bruno enfatizam ainda mais o horror do nazismo, que acabou de uma maneira ou de outra com a vida de muitas pessoas.
O tema já foi explorado muitas vezes e o que toca dessa vez e c

om surpresa, é a visão ingenua de uma criança em um mundo cruel dos adultos.
A amizade de Bruno e Shmuel mostrou o mundo onde os preconceitos de diversidades, sejam eles de qualquer categoria, credo, classe social ou côr, esmagam a esperança e a vontade de se viver em paz.
O desfecho chocante é de partir o coração, mas mostra a verdade dos fatos da época."

Desenho: Eduarda Mirelly

Meu objetivo foi alcançado, as crianças ficaram bastante emocionadas abraçaram-se e espontaneamente foram relatando o nome das pessoas que consideravam como amigas em suas vidas, seja na escola e/ou fora dela.

Nenhum comentário: