quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS: É tempo de ser criança!

Projeto realizado com alunos do 2° ano da E.M.Cel. Paulino Barcelos - 2010.2



Os brinquedos e brincadeiras fazem parte do nosso contexto histórico e cultural. Os brinquedos e as brincadeiras vivenciadas ao longo do tempo contam nossa história e como era a sociedade em cada época. Ao estudarmos este projeto podemos fazer comparações entre o passado e o presente dos brinquedos e brincadeiras de ontem e de hoje.

As crianças leram textos relacionados ao tema e tiveram como complemento as atividades contidas em seus livros paradidáticos de português, história, geografia e matemática, em que foram aproveitados os conteúdos relacionados ao projetos

.

Os próprios livros do 2° Ano tratavam assuntos sobre os brinquedos e brincadeiras infantis ao longo da história. Foram feitas pesquisas, confecções de alguns brinquedos e execução de algumas brincadeiras.

Para compreendermos um pouco o quanto é importe um projeto desta natureza, descreverei aqui algumas áreas do conhecimento contempladas neste projeto :

· Língua Portuguesa: Leitura de textos individuais e coletivos sobre o tema: informativo, instruções,poemas, músicas,historinhas...; Listas dos brinquedos e brincadeiras da turma; Cruzadinhas; Produção textual, convite, consulta em dicionários, cantigas de roda ..

.

· Matemática— Confecção de leitura de gráfico relacionados a preferência de brinquedos da turma; contagem dos brinquedos confeccionados; Classificação; Adição e subtração; Formas geométricas (pipa, cata-vento,bola de meia)...

· Ciências — Estudamos alguns elementos da natureza, por exemplo, o Ar, em que foi confeccionado um cata-vento ; Os materiais necessários para confecção de alguns brinquedos que são encontrados na natureza e transformados pelo homem como: plástico, ferro, aço, barro, madeira, tecido... Que dependendo da época apenas alguns desses materiais eram utilizados nas confecções de brinquedos. (ex: boneca de pano, pião,peteca...);

· História e Geografia — Estudaram os brinquedos e brincadeiras de antigamente e fizeram a relação com os de hoje, comparando o que ainda permanece; Entrevista com uma pessoa mais velha relatando como foi a sua infância e quais os brinquedos as brincadeiras de sua época, Relação de alguns brinquedos e brincadeiras de acordo com o lugar, pais, cidade ou região; Trabalhamos moradia e aproveitamos para montar um maquete com os cômodos da casa e alguns moveis, montando assim, a famosa casinha de boneca sonha por muitas meninas; Através das confecções dos brinquedos pode-se trabalhar a conscientização e preservação do meio ambiente , uma vez que, os materiais utilizados foram caixas de papelão, garrafas pet,meias usadas, cabos de vassouras, jornais velhos, latas entre outros;

· Arte — Pintura dos brinquedos confeccionados e produção; Dramatização e recitação do poema “A boneca” de Olavo Bilac; Dança: Coreografia da música Emilia , a boneca gente (meninas) e Danças das Caveiras (meninos); Artes visuais: Telas do artista Ivan Cruz que retratam brincadeiras infantis,em sua rua quando era criança; Releitura do quadro “ O Quarto de Van Gogh em Arles, 1889”, famoso artista impressionista.

Segundo Walter Benjamin, a ato de brincar é primeira forma de cultura . É através do brincar que a criança vê e constrói o mundo.É brincando que a criança aprende que,quando se perde no jogo, o mundo não se acaba.

É no brincar que fazemos as nossas relações sociais e aprendemos a lidar com as regras estabelecidas em sociedade. Nas brincadeiras as crianças puderam perceber que as regras são necessárias e precisam ser seguidas se não o prazer em brincar não teria sentido. E que para vivermos em sociedade, também precisamos seguir regras, seja na escola ou fora dela.




AULA DE VÍDEO : O MENINO DO PIJAMA LISTRADO




Estamos próximos de terminar o ano letivo e o que apenas nos restará, serão as lembranças do ano que passamos juntos e das amizades que foram construídas. Mas, qual será o sentido de amizade que realmente ficam nestas crianças? Será que percebi me
u colega deste ano como realmente ele é? Ou será que um ano não é o suficiente? As indiferenças falaram mais alto?
Desenho: Dávila Katleen

Neste sentido, com o objetivo de sensibilizar a turma, trouxe para que assistissem ao filme O MENINO DO PIJAMA LISTRADO, e refletisse sobre qual o significado e o sentido de se ter e serem amigos mesmo nos dias atuais. Se perguntarem : Quem é meu amigo hoje? Sou amigo de alguém?
Desenho: Pedro Henrique

Vejam a sinopse do filme:

" Alemanha, 2ª Guerra Mundial. Bruno (Asa Butterfield), de 8 anos, é filho de um oficial nazista que assume um cargo em um campo de concentração. Isto faz com que sua família deixe Berlim e se mude para uma área desolada, onde não há muito o que fazer para uma criança de sua idade. Ao explorar o local ele conhece Shmuel (Jack Scanlon), um garoto aproximadamente de sua idade que sempre está com um pijama listrado e do outro lado de uma cerca eletrificada. Bruno passa a visitá-lo frequentemente, surgindo entre eles uma amizade.

A pureza e a ingenuidade nas atitudes de Bruno enfatizam ainda mais o horror do nazismo, que acabou de uma maneira ou de outra com a vida de muitas pessoas.
O tema já foi explorado muitas vezes e o que toca dessa vez e c

om surpresa, é a visão ingenua de uma criança em um mundo cruel dos adultos.
A amizade de Bruno e Shmuel mostrou o mundo onde os preconceitos de diversidades, sejam eles de qualquer categoria, credo, classe social ou côr, esmagam a esperança e a vontade de se viver em paz.
O desfecho chocante é de partir o coração, mas mostra a verdade dos fatos da época."

Desenho: Eduarda Mirelly

Meu objetivo foi alcançado, as crianças ficaram bastante emocionadas abraçaram-se e espontaneamente foram relatando o nome das pessoas que consideravam como amigas em suas vidas, seja na escola e/ou fora dela.