sexta-feira, 7 de novembro de 2008

VALORIZANDO A CULTURA


A Turma Planeta Terra se divertiu e aprendeu bastante com o nosso rico folclore brasileiro. Os alunos puderam deleitar-se com as várias lendas brasileiras, lidas em nossas leituras compartilhas através do livro “Lendas Brasileiras” do nosso mais ilustre folclorista Luís da Câmara Cascudo. Dentre as lendas conhecemos : Cobra Norato, A cidade encantada de Jericoacoara, A Serpente empunhada da Lapa, Carro Caído, A lenda do Itararé, A Missa dos Mortos, Romãozinho e O Frade e a Freira. Desta forma, estamos valorizando o rico folclore brasileiro e ampliando o repertório textual de nossas crianças.
Envolvidos neste clima de folclore, os alunos do Nível V puderam vivenciar e aprender de várias formas com este tema, uma vez que envolvidos com o Projeto É o Bicho, desenvolvemos um mini-projeto cujo tema era Bichos no Folclore, em que foram trabalhados textos diversificados relacionados a bichos como parlendas, trava-línguas, adivinhações, quadrinhas, lendas, músicas entre outros. Exploramos a leitura e a escrita, a matemática, arte, música, natureza e cultura. Na Leitura e Escrita exploramos os trava-línguas, músicas, parlendas, adivinhações... Na Matemática trabalhamos com parlendas que falavam em números, formas, cores, adições, uso do transferidor e régua... Natureza e Cultura exploraram as lendas, regiões, costumes, vestimentas... Na Música aprendemos cantigas de roda, ritmo, dança e utilização de instrumentos de origem africana... Na Arte exploraram a pintura em papel, no corpo, roda de capoeira, reciclagem com jornais... As crianças puderam demonstrar seu aprendizado e trabalhos produzidos durante uma exposição no Salão de Eventos do colégio em comemoração ao Dia Do Folclore.









REAPRESENTAÇÃO DO GRANDE SUCESSO O CASAMENTO DE DONA JOANINHA E DOM GATÃO- Em comemoração ao DIA DO IDOSO.

VALORIZANDO O FOLCLORE BRASILEIRO

RITMO E MUSICALIDADE






Roda de Capoeira- As crianças mostram que a cultura afro-brasileira deixou e edificou suas raízes.




















Usando o transferidor e a régua para montar a figura do Saci . Atividade relacionada a Lenda do SACI, contemplando disciplinas como: matemática, arte, literatura, natureza e cultura..























Trabalho de reciclagem com jornais usados - Crianças montam o pintinho amarelinho.







Resultado final- Os pintinhos feitos pelos alunos

Nenhum comentário: