sexta-feira, 2 de novembro de 2007

QUEM DISSE QUE NÃO SE APRENDE BRINCANDO?


PROJETO BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS FOLCLÓRICAS



É com muita brincadeira que realato aqui mais uma experiência educativa realiza. Desta vez com a turma da Educação Infantil do CDS, com muita brincadeira e aprendizado em mais um projeto, desta vez vivenciando a cultura do folclore infantil brasileiro. Por isso “ quero que você me diga sete vezes encarrilhado sem errar sem tomar fôlego vaca preta boi pintado'. Foi neste espírito folclórico que aprendemos muito durante este bimestre. A empolgação foi tanta que as crianças deram um verdadeiro show na elaboração, aprendizagem e culminância do nosso Projeto Brinquedos e Brincadeiras Folclóricas. Tivemos uma verdadeira aula teórica e prática da cultura popular de um povo, envoltas ao universo do folclore infantil.
As crianças no inicio do projeto relatam o que sabem e o que querem saber, no final do projeto as mesma relatam o que aprenderam. Por isso vejam através das falas das crianças o que aprenderam com este projeto:
· “Aprendemos a costurar bonecas de pano”.
· “Antigamente não tinham lojas para comprar brinquedos, então eles inventavam seus próprios brinquedos”.
· “Aprendemos a construir bilboquê, pé-de-lata, boneca de pano e de milho, bola de meia, cavalo –de - pau, boizinho de chuchu, cachimbo do saci, vai e vem, “
· “As brincadeiras de Rouba-bandeira Mia gato, escravos de Jó, Senhora Dona Sancha, Passa-passa Gavião, Barra-manteiga e pular corda.”
· “Aprendemos parlendas, adivinhações e trava-línguas.”
Viram quanto aprendizado. Quem disse que criança não aprende brincando?
As crianças são lúdicas por natureza e, é através do ato de brincar que as mesmas tentam compreender e representar o mundo a sua volta, estabelecendo assim suas relações sociais e culturais. É no brincar que se apresenta a nossa primeira forma de cultura.
CAPISTRANO nos faz referencias a essa interação no brincar quando nos diz que:




“... è consenso entre os pesquisadores que, nas situações de brincadeira, a criança conhece mais de si e do seu entorno, à medida que age e interage com o outro, experimenta, emociona-se, expressa-se, deseja, escolhe, recria os acontecimentos e os ressignifica. Brincando a criança aprende a representar algo ou representa-lo, gesticulando, desenhando, cantando,contando historias,dançado, modelando etc.” (CAPISTRANO,in: O ensino de artes e educação física na infância,2005,p.108.)





No Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil (RCNEI), nos faz referencias o quanto as brincadeiras são importantes para o desenvolvimento de algumas capacidades cognitivas e sócias as crianças. Por isso torna-se extremamente importante a contribuição dos brinquedos e brincadeiras do folclore infantil como aliado pedagógico nos conteúdos a serem trabalhados na educação para crianças.

“Nas brincadeiras as crianças podem desenvolver algumas capacidades importantes tais como a atenção, a imitação,a memória, a imaginação. Amadurecem também algumas capacidades de socialização, por meio da interação e da utilização de regras e papeis sociais.”(RCNEI,1998.p.22. v.2).

Contudo pode-se assim dizer que tantos as crianças , assim como eu, enquanto co-autora e mediadora desse projeto que foi uma vivenciam dos brinquedos e brincadeiras folclóricas, infelizmente, esquecidos nos tempos tecnológicos em que estamos vivendo. Aprendemos significativamente, ainda melhor, nos divertimos como crianças que nunca deixamos de ser.




FOTOS DOS BRINQUEDOS PRODUZIDOS PELAS CRIANÇAS























-boizinhos de chuchu;bonecos de milho;fantoches de bumba meu boi;cavalinhos de pau;bonecos de panos;pé-de-lata; vai e vem;bola de meia entre outros brinquedos e brincadeiras.



CULMINÂNCIA DO PROJETO


Aqui podemos ver um pouco do trabalho realizado durente este projeto. As crianças puderam demonstrar através da exposição de seus trabalhos, das brincadeiras realiziadas e dramatizações o quanto foi significativa esta experiência.Vivenciar um pouco do folclore infantil que mediante a tantas tecnologias, ainda faz encantar o universo infantil.Mais que isso nos remete a uma valorização pessoal e coletiva de um aprendizado histórico, social e cultural do folclore brasileiro presentes nos brinquedos e brincadeiras que sobrevivem até hoje, em que o brincar era abrir as portas do mundo da imaginação e criatividade.



Alunas brincam de "Fui ao cemitério"- Parlenda

Hora da disputa do trava-línguas


Brincadeiras de roda



Corrida de pé-de-lata

Corrido com os cavalinhos de pau


Dramatização da Lenda do Curupira



Foto do ensaio da Lenda do Curupira


PRODUÇÃO DOS BRINQUEDOS


AGORA É SÓ BRINCAR!!






OBRIGADA CRIANÇAS!! VOCÊS FORAM D++++++


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