terça-feira, 19 de maio de 2009

PROJETO CURUMIM

APRESENTAÇÃO


Este projeto foi realizado no Colégio Diocesano Seridoense na cidade de Caicó/RN atendendo os alunos do Nível V, com idades entre cinco e seis anos o ano de dois mil e nove. Com o intuito de valorizar a cultura indígena e conhecer um pouco sobre a forma de ser dos índios nos dias atuais, encontraremos neste trabalho as inquietações das crianças com relação ao modo de ser desse povo. Suas descobertas e redescobertas com relação a vida indígena.
Neste projeto estaremos apresentando um pouco das atividades desenvolvidas pela Turma da Natureza com relação à cultura indígena trabalhada neste projeto. Atividades que vão desde a contação e ilustração das lendas indígenas; confecções adaptadas das roupas dos índios feitas pelas crianças; músicas e instrumentos; reflexão da leitura e da escrita de palavra que pertencem ao repertório indígena; pintura e muito mais.
Encontraremos as indagações e reflexões com relação ao universo dessa maravilhosa forma de ser e está no mundo, que só o povo indígena com sua conscientização ecológica vive até hoje, bem antes do aquecimento global. Povo este que nos ensina como se viver através da sustentabilidade, bem antes de tentarmos dominar o mundo através da ganância. Temos ou não temos o que aprender com eles?
AMANHÃ COM BRINCADEIRAS E EXPOSIÇÃO DOS TRABALHOS DAS CRIANÇAS
corrida do tronco








sentindo a terra












hora de medir as forças- luta indígena



dançando e cantando - múscia indígena




brincadeira da aranha





pescaria


brincadeira indio na oca









maracás produzindos pelos níveis IV e V


arte com folhas secas, palito e terra

Arte -trabalhando as formas geométricas, metade, cores

maquete nível II


Cartazes nível III

Todos os níveis trabalharam com confecções de arcos e flechas, cocares e colares







Pintura do corpo





Brincadeira do gavião






CONSIDERAÇÕES FINAIS

Com a realização deste trabalho, podemos nos divertir com as brincadeiras que os índios brincavam e deliciarmos com sua culinária fazendo um lanche coletivo com as outras turminhas da educação infantil, com comidas de origem indígena. Aprendemos a dividir com o outro e sem sombra de dúvida que a coletividade gera mais que companheirismo e amizade: Gera a Paz entre os homens e a natureza.
Os trabalhos com pesquisa e projetos desta natureza todos têm muito que aprender. Particularmente enquanto educadora, aprendi muito e como pessoa mais ainda. Uma graça ver nas ações das crianças o prazer e a realização de estarem participando ativamente neste projeto. O quanto nos encantou com a cultura e a crença da cura através de seus ritos e passagens, trazendo para a realidade de nossas vidas o que hoje ainda herdamos da cultura indígena e principalmente pondo em prática tudo o que aprendemos ao longo deste projeto. Não somos nada donos do saber, é o saber que nos ordena e o conhecimento está longe de tornar-se finito. As crianças em seus infinitos questionamentos são as que mais sabem disso.

TODOS OS DIAS APRENDO MAIS COM VOCÊS!!!

BEIJOS DA PROFE!!!

Nenhum comentário: