domingo, 10 de fevereiro de 2013

PROJETO VIVA SÃO JOÃO, VIVA O REI DO BAIÃO!



ESCOLA MUNICIPAL CORONEL PAULINO BARCELOS
EDUCAÇÃO INFANTIL / ENSINO FUNDAMENTAL

Direção: Francisca Eurania de M. Teixeira e Odair José F. da Fonseca
Coordenação: Célia Souza e Daniele de Moura Oliveira


PROJETO: VIVA SÃO JOÃO, VIVA O REI DO BAIÃO
COORDENAÇÃO DO PROJETO:Célia Sousa e Daniele de Moura
Justificativa:

A comemoração da Festa Junina tem um significado todo especial em nosso país, principalmente em nossa região. Esse ano taremos algo especial  uma homenagem a um dos maiores compositores da música popular brasileira: Luiz Gonzaga do Nascimento, o nosso Rei do Baião,pois  se estivesse vivo estaríamos comemorando 100 de sua existência.
Tempo de duração: 1 mês       Ano:  2012

Objetivos:
*                Reconhecer e valorizar a Festa Junina como uma manifestação cultural brasileira;
*                Incentivar pesquisa sobre Luiz Gonzaga e a cultura nordestina;
*                Pesquisar instrumentos musicais utilizados pelos tocadores de forró,
*                Conhecer danças, comidas, adivinhações, músicas e brincadeiras típicas das Festas Juninas;
*                Promover interesse e participação das turmas  e comunidade durante o projeto;
*                Ornamentar as salas e a escola;
*                Incentivar o desenvolvimento de manifestações sócio-educativas e culturais no âmbito escolar;
*                 Promover a integração da comunidade escolar;
*                Pesquisar as manifestações do folclore Nordestino.
*                Estabelecer laços de companheirismo, solidariedade e união na classe e fora dela;
*                Trabalhar na linguagem corporal (movimento, ritmo, coordenação motora, etc...);
*                 Oferecer momentos de lazer a comunidade escolar;
*                 Apresentar a produção dos alunos aos colegas e comunidade escolar.
*                Trabalhar questões ambientais.

Disciplinas envolvidas:
 EDUCAÇÃO INFANTIL - Linguagem Oral e Escrita; Matemática; Natureza e Sociedade; Música e Artes Visuais; Criança em Movimento.
ENSINO FUNDAMENTAL – Português; Matemática; Ciências; Artes; Educação Física; Educação; Meio Ambiente; Religiosa; História e Geografia.

Conteúdos:
Festa Junina; Folclore; Músicas (instrumentos musicais); Comidas típicas (alimentação); Decoração das salas (artes); Região (localização); Cuidados com o corpo e meio ambiente (fogos, fogueira);Situações problemas;sistema monetário brasileiro;Classificação;seqüência entre outros de acordo com o nível de cada turma e a criatividade interdisciplinar de cada educador.

Desenvolvimento:
Cada professora desenvolverá o projeto de acordo com a idade da turma. Todas as turmas terão ensaios de danças e participarão da Gincana da Rainha e do Rei do Cangaço.

Participação dos pais,alunos e equipe escolar:
Providenciar traje apropriado para a apresentação no dia da Festa da Escola;
Participar da Gincana da Rainha do Milho e do Rei do Sabugo no dia da Culminância do projeto;

Culminância:
*  Gincana com a escolha da Rainha do Milho e do Rei do Sabugo, brincadeiras juninas, quadrilha e comidas típicas – Data:30/06/2012.
*  Festa Junina – Data:15/07/2012.
Sugestões de atividades:
    Poemas;    Músicas;   Brincadeiras;   Dança de quadrilha;   Confecções de bandeiras;  Ensaio de dança/quadrilha;   Confecção de convites p/festa;    Confecção de balões de papel; Cantar e dançar músicas e canções de festa junina (Luiz Gonzaga); DVD de Luiz Gonzaga; Degustação de pratos típicos: Amendoim, milho verde, batata doce, pipoca, pamonha, pé-moleque, etc.    Localizar no globo os países que deram origem á festa: França e Portugal;     Localizar no mapa Estado e cidades onde há maior concentração das festas;      Brincadeiras de roda;   Brincar de cabo de guerra; cobra cega, corrida do saco entre outros.

Recursos:
Livros, internet, DVD’s CD’s, aparelho de som, papeis diversos, cola, tesoura, caixa de papelão, chapéus, giz de cera, tinta guache, sulfit, corda, argola, saco, faixa tecido, imagens, textos variados; bolinhas plásticas, forminhas de papel, pratos típicos entre outros materiais necessários.

Avaliação
Durante o estudo o professor poderá observar a participação, envolvimento das crianças nas atividades propostas. Observar o poder de síntese das crianças em seus relatos orais e por escrito relacionados à vida e obra do cantor,bem como aos conteúdos trabalhados.
Fontes Consultadas:

MEGALE,Nilza B. Folclore Brasileiro. Petrópolis,RJ:Vozes,1999.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21514

                                                            CULMINÂNCIA


Exposição dos trabalhos realizados durante todo o projeto






Apresentação do 4º ano "B"

"Danado de bom" Nível v"B"



1º ano "B"

apresentação de xaxado - 2º ano "B"




Utensílios nordestinos 



milhos produzidos  pelos alunos com jornais e papel crepom - Npível V"A"



Pescaria: peixes de garrafas pet


Apresentação 4º ano "A"

Apresentação do 3º ano "A"





OBRIGADA PELO APOIO DE VOCÊS! ESSA EQUIPE DO PAULINO É NOTA MAIS QUE MIL! É A MELHOR DO MUNDO! É A MELHOR DO BRASIL! PARABÉNS!!!!!