sexta-feira, 22 de maio de 2009

PROJETO VIDA MARINHA - MÚSCIA PEIXINHO DOURADO

A turminha resolveu estudar sobre a vida marinha, tema este sugerido pelo aluno Abelardo e acatado pelos demais. Por isso nossas atividades relacionadas ao tema já começaram .
OLHA COMO FICOU LINDO A MAQUETE DO FUNDO DO MAR QUE AS CRIANÇAS PINTARAM!!!


Todos os dias eles não se cansam de olhar....

Os animais marinhos foram trazidos pelos alunos Abelardo e Fernando.Ficou uma graça nosso oceano...
Parece que as crianças de tão encantadas, dão um mergulho matinal no mar ,todos os dias em pleno Seridó.rss

Nesta atividade as crianças exploraram a percepção visual e a sensação corporal através da pintura da mão(calor, frio, cocegas,molhada,seca ...). Sentimentos que a música transmitem: alegria , tristeza, tranquilidade....Trabalhamos a leitura,escrita e oralidade,através da letra da música, sonoridade, rima, ritmo, saber ouvir o outro tentando acompanhá-lo. Cores, formas dos peixes, ambiente que podemos encontrá-los entre outros.


TRANSFORMANDO A MÃO NO PEIXINHO DOURADO




O projeto mal iniciou e já formos presentados com este belo desenho de uma lula do Abelardo.

AS CRIANÇAS SE DIVERTINDO COM OS PEIXINHOS DOURADOS



Repare que o peixinho abre a boca.rss


HORA DE CANTAR!!!



PEIXINHO DOURADO

QUE SABE NADAR

PEIXINHO EU QUERO TAMBÉM PASSEAR

NO MAR, NO MAR, NO MAR, NO MAR










QUEM SÃO ELES?



DE QUEM SERÁ ESTA MÃO?



E ESTAS DE QUEM SÃO?

A FAMÍLIA PODE AJUDAR INCENTIVANDO E PESQUISANDO JUNTO COM AS CRIANÇAS TUDO RELACIONADO AO TEM, BEM COMO COLABORANDO COM OS MATERIAIS NECESSÁRIOS PARA A EXPLORAÇÃO, CRIAÇÃO E PRODUÇÃO DAS CRIANÇAS DURANTE O PROJETO.


CONTAMOS COM O APOIO DE VOCÊS!!! ABRAÇÃO!!!

DIA DAS MAMÃES

OLHA QUE GRAÇA!! O RETRATO QUE CADA CRIANÇA FEZ DA SUA MAMÃE.AMAEI!!!
HOMENAGENS PARA MAMÃE

A Turma da Natureza para homenagear a mamãe passaram a semana levando lembrancinhas ... Para o dia da festa promovida pela escola as crianças pintaram um lencinho com um motivo de flor para presentear a mamãe sobre a orientação da nossa artista plástica Davina.





Dentre as homenagens prestadas as crianças ensaiaram uma música cujo o título é "MAMÃE É UMA FLOR", de Geruza Rodrigues Pinto,muito felizes estudaram a letra da música e apresentaram no grande dia para suas mamães.... A música é assim:





VOA, VOA BORBOLETA...



BORBOLETA AMARELA...



VÁ DIZER A MAMÃEZINHA...


QUE EU GOSTO MUITO DELA...



A MAMÃE É UMA FLOR...



QUE PERFUMA MEU JARDIM...


ELA É O MEU AMOR...


MINHA VIDA, TUDO ENFIM...



MAMÃEZINHA, MAMÃZINHA...


VOU TE ABRAÇAR...


MAMÃEZINHA, MAMÃEZINHA...



MIL BEIJOS VOU LHE DAR.



PINTANDO O RETRATO DA MAMÃE





VEJAM AS CRIANÇAS ENSAIANDO A MÚSICA PARA CANTAREM EM HOMENAGEM AS SUAS MAMÃES!!



terça-feira, 19 de maio de 2009

PROJETO CURUMIM

APRESENTAÇÃO


Este projeto foi realizado no Colégio Diocesano Seridoense na cidade de Caicó/RN atendendo os alunos do Nível V, com idades entre cinco e seis anos o ano de dois mil e nove. Com o intuito de valorizar a cultura indígena e conhecer um pouco sobre a forma de ser dos índios nos dias atuais, encontraremos neste trabalho as inquietações das crianças com relação ao modo de ser desse povo. Suas descobertas e redescobertas com relação a vida indígena.
Neste projeto estaremos apresentando um pouco das atividades desenvolvidas pela Turma da Natureza com relação à cultura indígena trabalhada neste projeto. Atividades que vão desde a contação e ilustração das lendas indígenas; confecções adaptadas das roupas dos índios feitas pelas crianças; músicas e instrumentos; reflexão da leitura e da escrita de palavra que pertencem ao repertório indígena; pintura e muito mais.
Encontraremos as indagações e reflexões com relação ao universo dessa maravilhosa forma de ser e está no mundo, que só o povo indígena com sua conscientização ecológica vive até hoje, bem antes do aquecimento global. Povo este que nos ensina como se viver através da sustentabilidade, bem antes de tentarmos dominar o mundo através da ganância. Temos ou não temos o que aprender com eles?
AMANHÃ COM BRINCADEIRAS E EXPOSIÇÃO DOS TRABALHOS DAS CRIANÇAS
corrida do tronco








sentindo a terra












hora de medir as forças- luta indígena



dançando e cantando - múscia indígena




brincadeira da aranha





pescaria


brincadeira indio na oca









maracás produzindos pelos níveis IV e V


arte com folhas secas, palito e terra

Arte -trabalhando as formas geométricas, metade, cores

maquete nível II


Cartazes nível III

Todos os níveis trabalharam com confecções de arcos e flechas, cocares e colares







Pintura do corpo





Brincadeira do gavião






CONSIDERAÇÕES FINAIS

Com a realização deste trabalho, podemos nos divertir com as brincadeiras que os índios brincavam e deliciarmos com sua culinária fazendo um lanche coletivo com as outras turminhas da educação infantil, com comidas de origem indígena. Aprendemos a dividir com o outro e sem sombra de dúvida que a coletividade gera mais que companheirismo e amizade: Gera a Paz entre os homens e a natureza.
Os trabalhos com pesquisa e projetos desta natureza todos têm muito que aprender. Particularmente enquanto educadora, aprendi muito e como pessoa mais ainda. Uma graça ver nas ações das crianças o prazer e a realização de estarem participando ativamente neste projeto. O quanto nos encantou com a cultura e a crença da cura através de seus ritos e passagens, trazendo para a realidade de nossas vidas o que hoje ainda herdamos da cultura indígena e principalmente pondo em prática tudo o que aprendemos ao longo deste projeto. Não somos nada donos do saber, é o saber que nos ordena e o conhecimento está longe de tornar-se finito. As crianças em seus infinitos questionamentos são as que mais sabem disso.

TODOS OS DIAS APRENDO MAIS COM VOCÊS!!!

BEIJOS DA PROFE!!!