quinta-feira, 30 de abril de 2009

CULMINÂNIA DO PROJETO ÍNDIOS DA NATUREZA


APRESENTAÇÃO

Este projeto foi realizado na Escola Municipal Coronel Paulino Barcelos na cidade de Caicó/RN com alunos do 2º Ano "B". Viabilizando a valorização da cultura indígena brasileira. Os aluno estudaram e consequentemente aprenderam um pouco mais sobre o universo indígena. Com a realização deste projeto conseguimos ir mais além do que o esperado, pois compreendemos que os índios não se resumem ao simples ato de viver na floresta colher e pescar seus alimentos. Eles possuem sua própria cultura, seus valores, crenças e tradições e o muito que somos hoje, herdarmos dos mesmo. Pena que este legado ao longo do tempo vem perdendo-se na memória do esquecimento, devido a ganância do homem,que esta a cada dia acabando o pouco que nos restas das riquezas naturais da Amazonia, bem como de todo o nosso planeta. Nos encontramos em suas crenças, viajamos pela imaginação indígena, através de suas lendas que procuram explicar as coisas existentes em nosso planeta, natureza e universo. Com a realização deste trabalho podemos nos divertir com as brincadeiras que os índios brincavam e deliciar-mos com sua culinária fazendo um piquenique com comidas de origem indígena.No dia da culminância de nosso projeto fizemos uma aula diferente com os alunos do 1º Ano, foi uma tarde de brincadeiras e comidas indígenas. As crianças foram divididas em duas equipes: vermelhas e azuis. A equipe vermelha representava a tribo Yanomami e a equipe azul a tribo Karajá . Foi só divertimento e conhecimento.

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

Registro da aula estraescola - culminancia do projeto Índio utilizando as formas geométricas
LANCHE COLETIVO










Seu Luís cortando as melancias






HORA DAS BRINCADEIRAS
Corrida da quenga de coco- pegar água no açude e encher o pote




DE ENCONTRO AS ÁGUAS

DEPOIS DE CONFECCIONADOS OS COCARES, COLARES, OS ARCOS E AS FLECHAS É SÓ USAR A IMAGINAÇÃO E VIRAR ÍNDIO. Assistimos dois vídeos que são documentários da TV Escola que o tema é: Índios no Brasil, em que pudemos conhecer um pouco mais da cultura índigena.
http://midiaseducacao-videos.blogspot.com/search/label/Cultura%20ind%C3%ADgena

segunda-feira, 27 de abril de 2009

PÁSCOA DA ESCOLA MUNICIPAL CEL. PAULINO BARCELOS



















DRAMATIZAÇÃO DA TURMA NO DIA DA PÁSCOA DA ESCOLA
PAIXÃO DE CRISTO
O povo com sua fé e esperança compreende o que Jesus (Maycon)fez por nós e demonstra até hoje seu amor para com o filho de Deus


As crianças encenam a coreografia da música do cd um mundo melhor em comemoração a ressurreição de Cristo
Maria (Ana Amélia) mãe de Jesus chora com seu filho morto em seus braços. No papel de pai de Jesus - José (Alysson)

Os soldados (Jony e Markyel)prendem Jesus na cruz a mando do Rei(Ruan)




Jesus é condenado a morte pelo povo



Jesus é pregado na cruz